7 dicas para economizar

Se você tem dificuldades para guardar uma graninha, aquela grana que vai realizar seu sonho, esse post é para você REALMENTE começar a poupar.

Anúncios

Se você tem um objetivo de guardar dinheiro, esse post é para você!

Fazer uma poupança não é uma das tarefas mais fáceis para a maioria dos brasileiros. Questões históricas, educativas ou sociais podem ser utilizadas para explicar esse “fenômeno”, no entanto se você realmente deseja ou precisa poupar existem meios de ir se adaptando a uma nova realidade mais enxuta. Acompanhe as dicas para, se não poupar, ao menos aliviar as contas e sair do vermelho:

  1. Salário líquido X contas fixas. Se você é dessas pessoas que gasta dinheiro como se não houvesse amanhã essa dica é responsável por te dar o senso de realidade. Escreva num caderno todas suas contas: cartão, aluguel, estudos, transporte, refeição, etc… tudo o que for gasto rotineiro. Compare com seu salário para saber quanto você REALMENTE tem para gastar com lazer ou coisinhas da sua preferência.

    Economia-recomenda-adiantamento-do-13-para-pagar-dividas-televendas-cobranca
    Use papel e caneta ou mesmo o bloco de notas do celular para saber direitinho quanto ganha e quanto gasta.
  2. Quite as dívidas quitáveis. Quais sua contas são supérfluas? Neste caso veja quais contas são possíveis quitar e não refazer novamente, este dinheiro poderá ser remanejado, posteriormente, para a sua poupança.

    midia-indoor-wap-dinheiro-homem-conta-dinheiro-grana-salario-gastos-pagamento-1332883905629_956x500.jpg
    Faça uma reflexão do que realmente vale ou não a pena para buscar o seu sonho.
  3. Poupe mesmo que seja pouco. Quando você começar talvez não tenha uma margem muito grande para guardar, mas quitando as dívidas e não fazendo outras novas esse valor aumentará aos poucos. Mire em 10%, se não for possível mire em 5%, mas tenha um número certo.

    shutterstock_77614246.jpg
    Comece com R$ 30,00 ou R$ 50,00, mas saiba quanto é destinado à sua poupança.
  4. Não poupe somente o que sobrar. Se você pensar em poupar só o que sobrar do seus ganhos existem boas chances de você gastar essa “sobra”. Você já sabe o quanto é possível guardar (dica nº 01), então assim que pegar o seu rico dinheiro já tire a parte que vai para o cofrinho e não corra riscos de gastá-lo.

    cofrinho.jpg
    Tenha mente qual é o valor específico a ser poupado.
  5. Tenha uma meta. Saiba onde você quer chegar em montante de dinheiro, e seguindo as dicas 3 e 4 vai conseguir guardar mais e mais progressivamente, caso você não tenha uma meta de tempo obrigue-se a ter uma, isso contribui MUITO!

    photodune-4410392-growth-chart-s.jpg
    Uma das dicas mais importantes e que devem ser protegidas.
  6. Não guarde o dinheiro em casa. Não fique com o dinheiro se insinuando para você. Quanto menos você souber dele, MELHOR!

    1335548346602.jpg
    Esse imagem é meramente ilustrativa do que NÃO fazer.
  7. Não se anime demais. Sim, é preciso segurar a emoção, nesse caso ela não é sua amiga. Ficar confiante demais vai te relaxar a gastar, mantenha a concentração.

    de579cf3b4eb81baf2e059e645435657_no-d-dinheiro-aos-ricos-isso-os-torna-vagabundos-dilogos-meme-jogando-dinheiro_956-500.jpeg
    Segura o reggae e continua.

E pode ser que demore BASTANTE para você passar de uma fase para outra, eu estou faz 4 meses para quitar dívidas quitáveis, mas mês que vem vou subir de nível. O esquema é manter o foco, e se alegrar (comedidamente: dica 7) com as pequenas vitórias

Você possui alguma dica que te ajudou: Conta pra gente!

Escrito por Ana Cláudia Oliveira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s